REINO DO LEÃO - DISCIPULADO DE PROFETAS

Tecnologia do Blogger.

MARYAH ELOKEINU - Yahweh Nosso D-us

MARYAH
POR HADRIAN MÂ EL ÉLIJAH BAR ISRAËL __com correções do Rosh Boasnerges__

Os primeiros nazarenos sírios , ao comporem seus textos, baseavam-se em textos aramaicos anteriores da Torá ('lei'), Neviim ('profetas') e Ketuvim ('escritos'). Nesses textos aramaicos, o nome completo de Deus ou o Tetragrama nunca foi totalmente escrito, mas foi abreviado como Yah por respeito ao nome, da mesma forma que os judeus de hoje se referem a Ele apenas como "HaShem" ("O Nome" ) ou como "Adonai" ("Senhor").

YHWH é escrito como יהוה em hebraico e às vezes em uma forma curta Yah יה (yud-heh) aparecendo em lugares como o Salmo 68: 5 ou como parte de um nome hebraico composto como ירמיה (Yërëmyäh).

O aramaico "MarYAH" é a forma enfática do sinônimos aramaico que combina as palavras "Mar", que significa "Senhor" e a palavra "YAH", que é a forma aramaica abreviada do nome hebraico de Elohim, "YHWH". O nome YAH vem do antigo “sumério” EA “vida” e é derivado da raiz semítica HYY “vida”, que também pode significar “nascente” ou “água corrente”, como diz a “Fonte da Vida ”.

Seu nome é basicamente a forma singular, terceira pessoa, masculina do verbo HAYAH, "ser". Na sarça ardente, Ele disse a Moisés que Seu Nome era "EU SOU", depois disse que Seu Nome era "YHWH" (Êx.3: 14-15). Estes não são nomes separados, são os mesmos - Ele diz "EU SOU", nós dizemos: "ELE É"!

YAH também é mencionado com outros nomes divinos. Naquele dia você dirá:
“Agradeço a você, ó YHWH! Embora você estivesse com raiva de mim, sua ira voltou e você me confortou. Eis o El que me dá triunfo! Estou confiante, sem medo; porque Yah YHWH (YH YHWH) é minha força e minha força; e ele foi a minha libertação.”
Isaías 12: 1-2

“Lembro-me dos feitos de Yah ; sim, eu me lembro das tuas maravilhas da antiguidade; Recordo suas obras; Eu falo dos seus atos. ”
Salmo 77: 12-13
(Sociedade de Publicações Judaicas 1999 hebraico inglês Tanakh)

Elogie Yah (YH). Servos de YHWH, louvem. Louvado seja o nome de YHVH.
Salmo 113: 1-3
(Sociedade de Publicações Judaicas 1999 Tanakh Inglês-Hebraico)

Brincando de palavras, Santo Efraim, o Sírio (ca. 306 - 373), um diácono ortodoxo e um teólogo e hinógrafo prolífico do século IV, disse que também se podia entender "Maryah" como um acrônimo:

Meem Marutha ("Adoração")
Resh Rabbutha (“Poder / Grandeza, Esplendor, Esplendor, Grandeza”)
Yodh-Aleph Ethya ("Autoexistência")

Por si só, "YAH" ocorre no Antigo Testamento um total de 49 vezes, e "marYAH" foi usado para substituir o Tetragrammaton em cerca de 7.000 casos nos Targums.

O Antigo Testamento da Peshitta contém o nome "MarYah" cerca de seis mil e oitocentas vezes, como uma tradução para o aramaico do hebraico "YHVH".

Avançando rapidamente para o nascimento da fé, o nome do messias em aramaico (e preservado no hebraico) é Iêshua, que significa "YAH salva". Por esse motivo, tanto Ele como Elohim, nos primeiros textos nazarenos, foram referidos como MarYah. (Mar = Senhor + Yah = YAHWEH) Isso mostra claramente que os primeiros Nazarenos acreditavam que Yeshua era, de fato, YHWH. A Peshitta não deixa dúvidas de que Yashua era o próprio Alaha (Deus em siríaco), manifesto na carne.

O Novo Testamento Aramaico da Peshitta se refere diretamente a Yeshua "MarYah" um total de trinta e duas vezes.

“E vimos Sua glória, como a glória do Ichidaya, que é do Pai, que é cheio de graça e verdade.” [João 1:14]
E ninguém pode dizer que YHWH é Y'shua (MarYah huwa Ishua) senão pelo Ruach HaQodesh (Ruha D-Qadish) - Aramaico de 1 Coríntios 12: 3

“Yeshua disse-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Alahen é um só MarYah” (Marcos 12:29)
“Ele lhes disse: Como é que Davi, através do espírito, o chama Maryah?” (Mateus 22:43)
“Porque Maryah enviou a palavra aos filhos de Israel, pregando paz e tranquilidade por Yeshua Meshkha; ele é a MarYah de todos.” (Atos 10:36)
“Pois hoje em dia você nasceu na cidade de Davi, um Salvador, que é Maryah meshkha (Mashiach)” (Lucas 2:11)
“Que ninguém pode dizer que Yeshua é o MARYAH, senão pelo Espírito Santo. ”(1 Coríntios 12: 3)
"Que toda língua confesse que Yeshua é Maryah, para a Kavod de Seu Pai, Elohim"(Filipenses 2:11)

Que Yeshua é literalmente uma encarnação da vida, não está em questão. “Para que você saiba que EU SOU O YHWH VIVO”, como uma declaração autônoma ocorre cinco vezes em Yohannan (João): (8: 24,28; 13:19, 18: 6,8).

Centenas de soldados que vieram prendê-lo foram derrubados quando Yeshua respondeu com essa frase de duas palavras em João 18! Isso é prova do fato de que significava mais do que "sou eu"; muito mais!

Combinando as 30 ocorrências de suas declarações - “EU SOU O YHWH VIVO”, com pelo menos 32 lugares onde Yeshua é chamado de “O SENHOR YHWH” (ou “YAHWEH”, se você preferir), rende 62 testemunhos ao absoluto. Temos aqui a Deidade do Messias Yeshua no Novo Testamento Aramaico de Peshitta que não se encontra no Novo Testamento Grego.

Removendo o nome "MARYAH" e substituindo-o pelo pagão "Chrestos", os gregos efetivamente despojaram Yeshua de Sua divindade, e sua própria capacidade de compreender o que talvez seja o ponto mais básico da cristologia, que "... toda a casa de Israel deve saber que este Yeshua, a quem você crucificou, é MarYah e o ungido. " - Atos 2:36 Que Ele é literalmente YHWH, o Elohim dos judeus, encarnado na carne como um homem humano.

Nenhuma versão grega da Bíblia inclui o nome divino. Em vez disso, eles escolheram usar o termo platônico Kyrios (κύριος), que significa "Senhor" ou "Mestre" na tradução da Septuaginta (LXX, para seus setenta tradutores) da Bíblia Hebraica em grego e no Novo Testamento grego. [Cristologia do Novo Testamento por Oscar Cullmann 1959 ISBN 0-664-24351-7 páginas 234-237] [The Bauer lexicon, 1979 edition] que mais tarde foi traduzido para outras línguas.

Estudiosos como Siecienski, trabalhando a partir da idéia de primazia grega do Novo Testamento, “questionam se o Novo Testamento se refere explicitamente a Yeshua como "YHWH"ou se Yeshua se considerava como tal." (Siecienski, Anthony Edward, The filioque: história de uma controvérsia doutrinária, 2010, Oxford University Press. ISBN 978-0-19-537204-5, página 17) A questão de saber se o Novo Testamento chama ou não Jesus de Deus (Raymond Brown, "O Novo Testamento chama Yeshua de YHWH?" não está em questão para nós Nazarenos, e nunca esteve. As próprias palavras de Yeshua provam que era assim que ele pensava, mas somente se a Bíblia fosse entendida em termos puramente semíticos.

Aqui está a definição de YAH do Lexicon da Strong:

03050 YAH 1; 491) Yah (YHWH na forma abreviada) 1a) o nome próprio do único Deus verdadeiro1b) usado em muitos compostos1b1) nomes que começam com as letras 'Ye'1b2) nomes que terminam com' iah '.

Salmos 72:17 O seu nome durará para sempre; o seu nome se prolongará enquanto o sol; e [os homens] serão abençoados nele; todas as nações o chamarão abençoado.

Aqui está a definição de YAH do Lexicon da Strong

03050 Yahh
JAH 1; 49
1) Yah na forma abreviada)
1a) o nome próprio do único Yah verdadeiro
1b) usado em muitos compostos
1b1) nomes que começam com as letras 'Je'
1b2) nomes que terminam com 'iah' ou 'jah'

0 comentários:

Postar um comentário

Labels