REINO DO LEÃO - DISCIPULADO DE PROFETAS

Tecnologia do Blogger.

#0004: ALGUNS CONHECIMENTOS SOBRE O TALIT E O TZITZIT.

Ministério Apostólico Reino do Leão

Projeto Imersão na Fé de Yeshua - Rosh Boasnerges


Ensino 0004:

ALGUNS CONHECIMENTOS SOBRE O TALIT E O TZITZIT


PARTE 1 

Yeshua e o tzitzit: Você está curioso para saber se Yeshua usava as tradicionais judaicas franjas (tzitzit)?

Tradução e adaptação: Mário Moreno.


Hoje os homens judeus ortodoxos continuam o antigo costume de usar franjas nas suas vestes.

Yeshua fez também usava franjas?

O costume de usar franjas origina-se com um mandamento na palavra de D-us: “E falou o Yahweh a Moshe, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes que nas bordas dos seus vestidos façam franjas, pelas suas gerações: e nas franjas das bordas porão um cordão de azul. E nas franjas vos estará, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do Yahweh, e os façais: e não seguireis após o vosso coração, nem após os vossos olhos, após os quais andais adulterando. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os façais, e santos sejais a vosso Elohim. Eu sou o Yahweh vosso Elohim, que vos tirei da terra do Egito, para vos ser por Elohim: eu sou o Yahweh vosso Elohim” (Nm 15:37-41)

No Hebraico palavra “franja” é tzitzit. Tzitziyot é o plural Hebraico.

Tzitzit – franjas -, que eram para ser usadas nos quatro cantos do seu vestuário, foram projetadas para ser um lembrete constante para os judeus, para ser um povo distinto, separou para o serviço do único e verdadeiro D-us.

Mesmo suas vestes diárias eram para lembrar ao povo judeu de seu exclusivo chamando como uma nação santa.

Desde que Israel estava cercado de nações pagãs que adoravam ídolos e falsos deuses, D-us advertiu-os a não ser como os pagãos.

As franjas agiriam como um sinal contínuo ao mundo que o povo judeu tinha um chamado para D-us, e através disso eles exibiam sua devoção a D-us.

Tzitzit (franjas) estão cheio de simbolismo e ter uma conexão com a vida e a morte.

Após a morte, uma franja é cortada tallit do homem judeu (xale de orações), que simboliza o fim de sua obrigação de seguir os mandamentos.

Se entendemos que este simbolismo, entendemos a riqueza adicionada à atitude de David e o rei Sha´ul. Quando David deslizou até o rei Sha´ul e cortou a orla do seu manto, isto foi claramente um simbolismo da morte. Sabendo disso, David sentiu remorso e disse a seus homens para poupar a vida de Sha´ul (I Sm 24).

Ele disse a Sha´ul, depois, “Depois também David se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Sha´ul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Sha´ul para trás, David se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou. E disse David a Sha´ul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que David procura o teu mal? Eis que este dia os teus olhos viram, que o Yahweh. hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse: porém a minha mão te poupou: porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do Yahweh. Olha pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque, cortando-te eu a orla do manto, te não matei. Adverte, pois e vê que não há na minha mão nem mal nem prevaricação nenhuma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares” (I Sm 24:8-11).

A história bem conhecida na Brit Hadashah carrega consigo estas ricas associações com a vida e a morte.

Como ordenado pela Torah, Yeshua o nazareno também usava as franjas em suas vestes.

O livro de Mateus descreve a cura que ocorreu quando uma mulher chegou e veio para tocar a bainha do vestuário de Yeshua. A bainha do vestuário de Yeshua era o tzitzit. A mulher, que não ousou tocá-lo diretamente, tocou seu tzitzit.

“E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a borda da sua veste, porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua veste, ficarei sã. E Yeshua, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã” (Mt 9:20-22).

O fato de que a mulher estendeu a mão para tocar tzitzit de Yeshua demonstrou a fé nele, e na palavra de D-us. Esta fé lançou o poder de cura de D-us através de Yeshua.

Yeshua abraçou o uso de tzitzit. Ele não condenou usá-las, mas denunciou o mau uso para mostrar o status, espiritual ou não.

Ele expôs a hipocrisia dos fariseus, que porque eles amavam ser visto pelos outros, alongavam seu tzitziyot (Mt 23:5). Como a maioria das coisas, até mesmo a obediência para o mandamento de tzitzit pode vir de motivos impuros.

Em outras palavras, um pode ter tzitzit kosher sem ter um coração puro.

O objetivo do tzitzit é o júbilo da obediência à D-us e a seus mandamentos, não a exaltação de si mesmo e a observância.

A maneira do tzitzit ser atado tem um significado especial.

De acordo com a tradição, cada franja tem 39 enrolamentos, o que corresponde a o valor numérico da frase em Hebraico, “Adonai Echad” (o Senhor é um).

Este é um lembrete poderoso para trilhar o caminho estreito, levando para o único e verdadeiro D-us.

O fio azul

A Torah especifica que cada uma das franjas nos quatro cantos do vestuário foi para ter um longo fio de um tom especial de azul chamado “t’chelet” em Hebraico.

De acordo com o Talmud, o fio azul atua como um lembrete visual para manter um foco celestial do trono de D-us, desde que o azul assemelha-se ao oceano, que também assemelha-se aos céus, que se assemelham ao trono de D-us. A tradição diz que o corante deve vir de um gênero especial que se tornou extinto cerca de 1000 anos atrás.

Consequentemente, mais judeus, incluindo os israelitas, agora usam apenas franjas brancas, omitindo o fio azul.

Hoje, alguns rabinos acreditam que re-descobriram este Caracol e estão fazendo disponível um fio de azul para anexar ao tzitzit.

O longo fio azul está ligado aos três segmentos mais curtos, perfazendo um total de quatro segmentos para cada canto do vestuário. Estes tópicos são então amarrados como forma a dobrá-los, para que eles tenham um total oito fios. Estas são amarrados em uma série de cinco nós dobrados para simbolizar o número 13.

Segundo a tradição, adicionando o valor numérico da palavra hebraica “tzitzit”, que é 600, aos fios e nós 13, dá o total de 613.

Este é o número total dos mandamentos na Torah (613).

O tzitzit, portanto, servir como um lembrete para o povo judeu para manter a Torah e a seguir todos os mandamentos de D-us.

Observância judaica moderna

Hoje, muitos judeus observadores acompanhar o mandamento para usar o tzitzit.

Uma vez que já não é comum usar roupas de quatro cantos, judeus ortodoxos usam um tallit katan, significando pequeno tallit, sob uma camisa moderna regular.

O xale de oração, chamado o tallit gadol (grande Talit), é um vestuário de quatro cantos e é mais uma veste sobre os ombros.

Este xale de oração é usado durante os serviços de manhã por todos os participantes masculinos, e por alguns no período da tarde e noite nas orações dependendo de sua formação cultural e sua filiação judaica.

Enquanto os tamanhos variam de acordo com o costume e preferência, que alguns são grandes o suficiente para cobrir todo o corpo, enquanto outros penduram-se ao redor dos ombros.

O tallit moderno exibe uma variedade de projetos, criações artísticas e cores, incluindo representações de Jerusalém e da túnica de Iosef de muitas cores.

Aos 13 anos, meninos judeus começam a usar um Talit na sinagoga quando eles celebram suas festas de Bar Mitzvah. No Bar Mitzvah rapazes muitas vezes recebem um Talit como um presente especial de seu pai ou avô.

Em algumas comunidades judaicas, homens começam a usar o tallit após seu casamento.

Mulheres que usam tzitzit?

De acordo com a tradição judaica, as mulheres são isentas da obrigação de usar franjas em suas vestes.

No judaísmo ortodoxo, uma mulher vestindo tzitzit é semelhante a uma mulher vestindo em vestuário masculino, o que é proibido na Torah.

Na reforma do judaísmo, no entanto, as mulheres são autorizadas a usar o Talit e para participar mais plenamente nos serviços da sinagoga como publicamente a leitura da Torah.

Em algumas congregações judaicas messiânicas, um número de gentios crentes também optar por usar tzitzit para identificar-se com o povo judeu e como uma expressão de sua fé no D-us de Israel.

O costume bíblico do tzitzit continua a ser um lembrete rico para todos os crentes, judeu ou gentio, manter o foco em D-us.

O grande profeta Zechariah previu que no fim dos tempos, muitos não-judeus viriam buscando a fé do D-us de Israel de uma forma mais inusitada:

“Assim diz o Yahweh dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla do vestido de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Elohim está convosco” (Zc 8:23).

Pessoas de todo o mundo procuram o tzitzit do judeu, a fim de apreender o concerto de D-us com Israel.

Embora a realidade presente, com sentimentos de todo o mundo contra Israel pode parecer o contrário disto, A palavra de D-us revela o que está por vir.

“E porei em vós o meu espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra, e sabereis que eu, o Yahweh, disse isto, e o fiz, diz o Yahweh” (Ez 37:14).

D-us tem coisas em mente para Israel. Nós também devíamos.

Seu apoio é fundamental para nos ajudar a levar a nação de Israel a buscar o Eterno.

Vem aí um avivamento que vai abalar o mundo. Nós convidamos você a ser parte dele, em nome de Yeshua!


Parte 2:

Uma unção altamente transferível

Por: Roeh Boasnerges


Vemos o padrão da transferência e da impartição em toda a bíblia, a se iniciar em Moisés

O Senhor desceu na nuvem e lhe falou e tirou do Espírito que estava sobre Moisés e o pôs sobre as setenta autoridades. Quando o Espírito veio sobre elas, profetizaram, mas depois nunca mais tornaram a fazê-lo .

Números 11:25 NVI

Mas algo muito curioso e inusitado acontece.

Estava Estêvão (recém consagrado a diácono) pregando e acabou sendo apedrejado.

Todo judeu usa o talit, um pano branco com listras azuis, igual a bandeira de Israel; e a unção de Estêvão veio sobre Paulo só do mesmo encostar nesse pano, e ele recebeu uma carga dessa unção. Leia:

Ouvindo isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, e disse: “Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus”.  Mas eles taparam os ouvidos e, dando fortes gritos, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, tendo dito isso, adormeceu.

Atos 7:54‭-‬60 NVI

Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém. Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”  Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se, entre na cidade; alguém dirá o que você deve fazer”. Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz, mas não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E os homens o levaram pela mão até Damasco. Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu.

Atos 9:1‭-‬9 NVI

E o mesmo milagre do fluir do Poder de Deus sobre matéria temporariamente, aconteceu com Paulo.

Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles.

Atos 19:11‭-‬12 NVI

A bíblia merece ser lida com mais atenção!


Parte 3:

Toque na Orla do Manto, receba a unção pela fé!

Por Roeh Boasnerges


Marcos 5 - Tradução Novo Testamento Judaico

25 ​Ora, certa mulher, que havia doze anos sofria de uma hemorragia,

26 ​e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,

27 ​tendo ouvido falar a respeito de Yeshua, * veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o talit;


Vou anexar dois textos aqui:


Romanos 10

16 ​Mas nem todos deram ouvidos às Boas Novas pois Yeshayahu diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem?

17 ​Logo a emunah é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra do Mashiach.


Zacarias 8:23

23 Assim diz YAHWEH-TZ'VA'OT (O SENHOR dos Exércitos): Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.



28 ​porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.

29 ​E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal.

30 ​E logo Yeshua, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?

31 ​Responderam-lhe os seus talmidim: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou?

32 ​Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera.

33 ​Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade.

34 ​Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te no shalom, e fica livre desse teu mal.


Quando a mulher hemorrágica ouviu falar dos feitos de Yeshua, ela foi atrás dele, e teve a seguinte confiança/fé em seu coração: "Se eu apenas lhe tocar, serei curada". A fé dela foi capaz de liberar a unção de poder para curar que estava em Yeshua e foi a ela. Ela começou a tremer e sentiu em seu corpo a sua cura na hora. Yeshua também sentiu que seu poder foi embora, e perguntou quem havia feito isso!


Os judeus possuem o costume de orar envoltos com seus talitot, e vemos que neles havia também um poder especial:


1 Reis 1 - Almeida Corrigida e Fiel:

6 E Elias disse: Fica-te aqui, porque o YAHWEH me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o YAHWEH, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.

7 E foram cinquenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão.

8 Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.

9 Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.

10 E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.

11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.

13 Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.

14 E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o YAHWEH D'us de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.

15 Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.


Texto auto explicativo, não?


Atos 7 - Novo Testamento Hebraico: 

54 ​Ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra Estêvão.

55 ​Mas ele, cheio da Ruach HaKodesh, fitando os olhos no céu, viu a Shechinah de Elohim, e Yeshua em pé à direita de Elohim,

56 ​e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Elohim.

57 ​Então eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele

58 ​e, lançando-o fora da cidade o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um mancebo chamado Sha'ul.

59 ​Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Yeshua, recebe o meu espírito.

60 ​E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Sha'ul, aceitando isto, participou na sua morte.


Atos 9 - Novo Testamento Hebraico: 

 1 ​Sha'ul, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os talmidim do Senhor, dirigiu-se ao Cohen Gadol,

2 ​e pediu-lhe cartas para Damesek, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Yerushalayim.

3 ​Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damesek, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu;

4 ​e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Sha'ul, Sha'ul, por que me persegues?

5 ​Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Yeshua, a quem tu persegues;

6 ​mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer.

7 ​Os homens que viajavam com ele ficaram emudecidos, ouvindo um barulho, mas não vendo ninguém.

8 ​Sha'ul levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damesek.

9 ​E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.


Shaul Ha'Shaliach (Paulo, Apóstolo) teve a mesma experiência de Estevão, pois as vestes dele ungiram  aquele a ver o Mashiach Yeshua após sua assunção ao Shamayim (céus).


Então vemos que, pelo tocar nas vestes, a unção residual ali pode ser impartida (transferida/comunicada, vide: Das Doutrinas Fundamentais) para outros. Shaul sabia disto, e permitia que seus panos e aventais fossem levados aos enfermos:


Atos 19:

5 ​Quando ouviram isso, foram imergidos em nome do Senhor Yeshua HaMashiach.

6 ​Havendo-lhes Sha'ul imposto as mãos, veio sobre eles a Ruach HaKodesh, e falavam em línguas e profetizavam.

7 ​E eram ao todo uns doze homens.

8 ​Sha'ul, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e convencendo a respeito do reino de Elohim.

9 ​Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho diante da multidão, apartou-se deles e separou os talmidim, discutindo diariamente na escola de Tirano.

10 ​Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como arameus, ouviram a palavra de Yahweh.

11 ​E Elohim pelas mãos de Sha'ul fazia milagres extraordinários,

12 ​de modo que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos.


Então fica de princípio: Por fé, você pode tocar a unção de um ministro e recebê-la!

0 comentários:

Postar um comentário

Labels